Nova Alexa 4.0

Comprei uma Alexa.
O dispositivo é interessante, mas poderia ser (muito) melhorado.
Seguem abaixo algumas sugestões:

 

  • Eu gostaria de poder mudar o nome dela, para querida, moça, ou nomes próprios, Ana ou Maria, ou qualquer outro nome que eu queira dar a ela. Se a Amazon deseja que seu nome “apareça”, basta colocar ele bem visível no dispositivo.
  • Creio que poder escolher a voz que responde também seria interessante, eu prefiro que seja uma voz feminina, mas outras pessoas poderiam preferir que fosse uma voz masculina, ou de robô, ou com sotaque, paulista, mineiro, nordestino, ou outra voz qualquer que qualquer pessoa pudesse escolher (inclusive uma voz carinhosa 😊)
  • Também seria interessante que ela me reconhecesse. Aqui em casa, moramos eu e minha mulher, quando eu me dirigisse a ela, gostaria que ela respondesse a mim, por exemplo, bom dia (Alexa?), e ela responderia, bom dia Eric e quando fosse minha esposa ela respondesse a ela (bom dia Márcia).
  • Também creio que ela deveria ter uma maior “cultura geral”, digo isso pois se faço uma pergunta um pouco mais complexa, ela não sabe a resposta. Ele poderia pesquisar no Google, ou no chat CPT, ou em uma outra enciclopédia (além da Wikipédia) ou possuir um banco de dados para consulta muito maior.
  • Quando eu estivesse conversando com ela, eu não queria dizer o nome dela toda hora, ela deveria “perceber” quando eu continuasse a falar com ela e continuasse a me responder.
  • Eu e minha esposa somos trilíngues cada um, eu falo português, francês e inglês e ela fala português, italiano e inglês, se eu fizesse uma pergunta em francês (ou se minha esposa fizesse uma pergunta em italiano) ela deveria poder identificar o idioma e me responder no idioma no qual eu fiz a pergunta, ou seja, ela deveria ser multilíngue. Eu deveria poder escolher os idiomas nos quais ela pode responder, no meu caso, além do português, o francês, italiano e inglês.
  • Aliás, ela poderia me ensinar uma língua, ou me ajudar a me aprimorar em outra língua, assim, se eu quisesse a melhorar meu espanhol (passando do nível básico para o intermediário ou fluente), ela deveria poder me ajudar me dando aulas de conversação, por exemplo, corrigindo minha pronúncia, minha gramática etc. (isso até poderia ser um diferencial, muita gente compraria uma Alexa só para aprender ou treinar outra língua). A Amazon poderia também produzir material didático para esses cursos e vender o exemplar papel ou no kindle.
  • Finalmente, ela deveria ter as funções de alarme, por exemplo, permitindo que a Alexa chamasse os parentes de pessoas idosas ou doentes, ou chamando a polícia, a ambulância, ou os bombeiros, quando ela identificasse alguma situação de risco.

Mas, principalmente, a Alexa poderia ser a companheira de muita gente que se sente sozinha ou solitária. Ela poderia “aprender” o que a pessoa gosta (ou não gosta), o que a pessoa está sentindo e poderia animar a pessoa quando essa estivesse triste, poderia participar da festa quando a pessoa estivesse alegre, ou simplesmente conversar sobre os assuntos da atualidade, sobre futebol (e torcer junto com o dono) e outros esportes, economia, etc., ela poderia, depois de algum tempo, ser uma verdadeira amiga, prevenindo suicídios, e acabando com a solidão das pessoas sós.